Madrugada, Lua e LOA-PALMAS TEM ORÇAMENTO

A LUTA COM A LOA-PALMAS TEM ORÇAMENTO


Por Antônio Guimarães

A LUTA COM A LOA-PALMAS TEM ORÇAMENTO


folha-324x400
Depois de atravessar o ano sem orçamento a capital Palmas, finalmente tem sua LOA aprovada.Mais de um bilhão de reais estão agora disponíveis para gastos na capital.Um bilhão e trezentos milhões de reais.
Foi um verdadeiro panegírico de embates e debates, de arrazoamentos e argumentos, oposições e afirmações da situação.
Foram 15 votos a favor e dois contra,mas o bloco independente lutou bravamente para defender a sociedade contra aumento de impostos em plena crise financeira e desemprego.Mas Palmas precisa arrecadar.
Embutido na LOA veio a garantia de mais arrecadação,que foi a combatida aprovação da Planta de Valores,com impostos que vão da margem de 208% acima ou abaixo e valores escalonados do IPTU.
A situação defendeu  com convicção o aumento de impostos e taxas, afirmando que Palmas tem a melhor educação do Brasil e a terceira melhor saúde, e por isso  tem que arrecadar para manter seu padrão de capital excelente.
O presidente Folha argumentou que a matéria não foi votada no ano passado por mera leniência e incompetência da oposição.Esta se defendeu afirmando que em ano eleitoral é proibido estabelecer parâmetros financeiros e que respeitou a lei e o regimento interno.
Os argumentos foram diversificados como se estivessem elaborando uma verdadeira salada democrática.Já Milton Neris afirma que  em oitenta e quatro mil imóveis,os proprietários estão com 50%( cinquenta por cento de sua renda comprometida),que o povo de Palmas sofre com o mal do desemprego e o presente do prefeito é o aumento do IPTU.
O  vereador Junior Geo por sua vez,afirmou que  um vereador serve teoricamente para defender o  interesse da população,mas o presidente age de forma arbitrária, e que o arbítrio está a serviço do prefeito Amastha, e que todos os projetos foram abortados antes de chegar a CCJ(Comissão de Constituição e Justiça).Que o orçamento e anexo deveriam ser votados, e que fizeram apenas discursos demagogos,dizendo que estavam trabalhando em defesa da sociedade,mas na realidade não estão.
Lúcio Campelo o eterno vigilante da sociedade e oposicionista coerente e convicto pediu vistas do   processo,adotando procedimento regimental e paralisou a boa LOA até as duas da  manhã,seguindo o prazo de doze horas.Eles agiram como se fossem arcanjos criando as leis e seus códigos  emaranhados e complexos.
Ivory Lira afirmou que em toda sua experiência de parlamentar decano,jamais tinha visto tamanho atropelo do regimento interno e disse até mesmo abestalhado que está decepcionado,pois a planta de valores era de 120 milhões e aumentou para 214 milhões.Enquanto Negreiros esbravejou como um coronel do parlamento que existe um débito de 100 milhões de IPTU, e que Adir Gentil ajuda a construir Palmas, e que Junior Geo não tem moral para pedir que os seguranças retirem o Adir das salas de reuniões dos vereadores.Pois o nobre Geo pediu no plenário que a segurança agisse e retirasse o Adir da sala restrita aos vereadores,argumentando que ele não pode dar expediente direto na câmara, pois não é vereador eleito nem funcionário da casa.
A votação prosseguiu com a acirrada batalha pela transparência  e democracia plena,mas o que se viu no plenário foi o pleno poder ser exercido de modo despótico e simbiótico,para não ser exótico.
Leo Barbosa elogiou a imprensa  que marcou cerrado,ficando até as duas da manhã reportando o histórico evento, parabenizou o público presente que acompanhava alerta a votação do seu destino social e econômico.Afirmou que já passava da meia noite e que esperava a conclusão da votação do orçamento e que estava boquiaberto pois o presidente Folha agiu como um déspota,impondo um pacote e atropelando o regimento,mas elogiou o trabalho de Diogo Fernandes por conduzir de modo imparcial a CCJ.
Filipe Fernandes elogiou o trabalho do presidente Folha,afirmando que Eel segue o regimento e que nenhum homem agrada a todos e que somente Jesus é perfeito,e que o deputado Wanderlei foi déspota na Assembleia Legislativa ao apoiar ações despóticas do presidente da casa.
Afirmou ainda que a minoria rica de Palmas faz com que a maioria pague a conta de Porto Nacional, e que os vazios urbanos empurram as pessoas para Luzimangues.Que há grande especulação imobiliária em Palmas e por isso o desenvolvimento é emperrado pela minoria gritante e que devemos citar todos os pontos, e  que a atitude de Junior Geo foi infeliz ao pedir a  retirada do Adir Gentil da  casa.
A lua brilhava sobre a LOA na madrugada do dia 23 e Fevereiro do corrente ano,onde todos os nobres edis parlamentavam sobre o orçamento.A situação trouxe o pacote pronto como uma mão de duas vias, no velho jargão do é dando que se recebe,  pois  para aprovar o orçamento tinha que assinar o cheque da garantia de mais arrecadação que seria a aprovação da planta de valores da capital.
Rogério Freitas o brilhante e pensante vereador,afirmou que o orçamento e algumas outras matérias votadas atropelaram o parlamento, que seria obrigado a votar  madrugada a dentro,que passaram  por cima de todas as comissões, e o presidente Folha agiu como um monarca,não como um presidente.Que os processos com prazo vencido não deveriam ser distribuídos, e que a capacidade individual de cada vereador foi subestimada,porque não é assim que se conduz uma votação na casa.
Folha afirmou que seguiu o regimento e que não vai rasgar o mesmo e sim respeitá-lo.Ao que o professor vereador Rogério retrucou dizendo que a decisão foi monocrática.
Com ressalvas e promessas de mandado de segurança quase numa boa aprovaram a LOA, que promete debates e embates ao longo do ano, que está apenas começando.
Da democracia ao absolutismo,os vereadores  nos deram aulas de como funcionam as engrenagens do poder municipal, e que Palmas é quase uma cidade estado com suas leis e modus administrandi do prefeito que é odiado por uns e amado por sua base e outros.
Por Antônio Guimarães
Anúncios
Ocasionalmente, alguns dos seus visit

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU

Lista Negra: Veja o resumo de todos os episódios da primeira temporada