EDUCAÇÃO DO TOCANTINS ESTÁ NA LATA DE LIXO DA CORRUPÇÃO

Nova secretária fará mapeamento da rede estadual para iniciar ações


AddThis Sharing Buttons
4
Wanessa Zavarese Sechim, que é professora do Estado, foi recepcionada pelos servidores da pasta nesta segunda
Da Redação

A nova secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Wanessa Zavarese Sechim, foi recepcionada pelos servidores da pasta nesta segunda-feira, 27. Professora de carreira, a gestora acumula no currículo experiência como secretária de educação em municípios do Espírito Santo, na coordenação nacional da Educação do Campo, no Ministério da Educação (MEC) e secretária executiva do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed). A primeira ação à frente da Seduc será realizar o mapeamento da atual conjuntura da educação da rede estadual para a retomada do planejamento estratégico.
Foto: Philipe Bastos/Governo do Tocantins
Wanessa é servidora de carreira e foi secretária de Educação em dois municípios do Espírito Santo
“É uma alegria voltar à minha casa que é a Seduc Tocantins. Sou professora efetiva do quadro da educação e conheço a fundo a educação básica. Fiquei muito honrada com o convite do governador Marcelo Miranda e será com compromisso, responsabilidade, que assumo essa missão, trazendo as lições, o aprendizado que tenho nesses anos de educação, para contribuir com o desenvolvimento da Educação do Tocantins”, enfatizou Wanessa.

A subsecretária da Educação, Morgana Gomes, deu as boas-vindas à gestora recém empossada. “Hoje se inicia um tempo de prosperidade em que trabalharemos juntos em prol de uma educação verdadeiramente humanizada. Uma política de educação que se faz com metas reais, com foco na aprendizagem”, frisou.

Diagnóstico e planejamento estratégico
A primeira ação à frente da Seduc, conforme a secretária, será realizar o mapeamento da atual conjuntura da educação da rede estadual para a retomada do planejamento estratégico.

“Nesses 30 primeiros dias, faremos o diagnóstico da situação da pasta como um todo para então definirmos metas claras, objetivos concretos. Para que a educação de qualidade chegue aos alunos das escolas públicas do Tocantins é necessária a real participação de todos os envolvidos no processo ensino aprendizagem. Por isso queremos ouvir desde os superintendentes e técnicos da Seduc, os diretores das Regionais de Ensino, os gestores das escolas, os professores, pais e até chegar aos alunos, que são nosso público alvo”, destacou.

A gestão compartilhada das escolas estaduais e a retomada de programas de incentivo ao aprendizado também foram citados pela secretária como prioridades. “O Tocantins é um estado premiado pelos programas e projetos de sucesso, pelas ações das escolas, mas temos visto a queda dos índices educacionais. Com esse planejamento estratégico e participativo queremos voltar a crescer começando pelo retorno da escola autônoma de gestão compartilhada, em cumprimento à determinação do governador Marcelo Miranda”, relatou Wanessa.

Perfil
Wanessa Zavarese Sechim é graduada em Pedagogia e Supervisão Escolar pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Colatina (Fafic). Fez especialização em Planejamento Educacional e mestrado em Educação pela Universidade Católica de Brasília.

A carreira na Educação do Tocantins teve início em 1999 como professora da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), em Arraias. Servidora efetiva da rede estadual, Wanessa foi coordenadora pedagógica da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Dianópolis e diretora da DRE de Gurupi. Na sede da Seduc atuou ainda como assessora de Planejamento Estratégico.

Wanessa foi secretária de Educação, Cultura e Esporte em Nova Venécia e em Vila Velha, no Espírito Santo. Também atuou como secretária-executiva do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed) e atuou na coordenação nacional da Educação do Campo do MEC.

Saída de Adão
O ex-gestor da pasta Adão Francisco de Oliveira pediu sua exoneração em meados deste mês. O motivo, segundo alegou o professor universitário foi “questões nacionais dos partidos”. Ele é membro do PT e o governador, do PMDB, partido do presidente interino Michel Temer. “Em que pese eu não estar na Seduc por ser do Partido dos Trabalhadores, eu faço parte do Partido dos Trabalhadores; e as questões nacionais dos partidos, por conta desse movimento nacional, obviamente tem incidências, tem interfaces aqui no cenário regional. Para que essas questões não colocassem nem a mim e nem ao governador em situação de constrangimento, eu achei por bem entregar o cargo, para que ele tenha toda tranquilidade e liberdade de fazer essa composição”, argumentou.

Adão ainda alegou que ser secretário de Estado “é algo que cansa”. “Gera um desgaste natural e ainda mais nesse momento de crise pelo qual estamos passando”, observou. “Há poucos governos atrás a secretaria tinha muito dinheiro para fazer muita coisa. Os secretários de Educação viajavam de avião para visitar as regionais e eu tive um momento recente que tive dificuldade de colocar gasolina no carro para poder fazer as minhas visitas no interior”. Para o gestor, trabalhar com a pasta da Educação, com 529 escolas em 137 municípios, demanda um “esforço muito grande”. “Não é fácil”, avaliou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU

Lista Negra: Veja o resumo de todos os episódios da primeira temporada