Jornada Mundial começa oficialmente nesta terça

Jornada Mundial começa oficialmente nesta terça

Jornada Mundial começa oficialmente nesta terça

A Jornada Mundial da Juventude 2013 começa oficialmente nesta terça-feira, 23, no Rio de Janeiro, com a celebração da Missa de Acolhida por dom Orani João Tempesta, arcebispo da capital fluminense. Os fieis já se aglomeram no entorno do palco montado em Copacabana à espera da cerimônia, prevista para começar às 19h30.




MINUTO A MINUTO


  • 17h50
    Dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio, irá celebrar a Missa de Acolhida, que marca o início da Jornada Mundial da Juventude. A celebração está prevista para ocorrer às 19h30 - foi adiada em meia hora nesta tarde pela organização do evento.
  • 17h44
    Linhas 1 e 2 do metrô do Rio estão paradas por conta de problemas de energia.

    Com a linha 2 do metrô totalmente parada desde as 16h30, peregrinos que tentam seguir para a praia de Copacabana enfrentam tumulto em estações da zona norte do Rio. Na do bairro de Inhaúma, fiéis se aglomeram, houve um princípio de tumulto e as pessoas estão sem saber o que fazer. Cerca de 50 argentinos ficaram "presos" dentro do vagão de um trem que parou no momento da queda de energia.



    O trem seguia para a zona sul do Rio e parou na estação de Inhaúma. Por não conhecerem a região, os argentinos ficaram receosos de descer, mesmo chamados por peregrinos brasileiros. Eles ficaram pelo menos 40 minutos dentro do trem parado.



    Não há ônibus nos arredores da estação de Inhaúma que levem para a zona sul do Rio e os que vão para o centro da cidade são escassos. O mesmo problema está sendo enfrentado nas estações Maria da Graça e Del Castilho, também na zona norte. Os fiéis e usuários costumeiros do metrô não conseguem passar pelas catracas; os que já estavam nas plataformas querem a devolução do dinheiro. (Sílvio Barsetti)




  • 17h25
    Encerrada a entrevista na TV Estadão com o cientista político Lúcio Flávio de Almeida, da PUC-SP, que analisou a visita do papa Francisco no atual cenário da política brasileira. O bate-papo foi conduzido pelo jornalista Roberto Godoy.




  • 17h22
    Com 335 mil peregrinos inscritos, a JMJ do Rio pode superar a de Madri. A Expectativa é que número aumente até o final de semana: "Sabemos que é costume do brasileiro chegar sem inscrição prévia", diz freira.



    Peregrinos circulando pelas praias cariocas com bandeiras de seus países viraram cena comum no Rio:




  • 17h17


    A praia de Copacabana já virou um "mar" de peregrinos que se prepararam para a grande missa de acolhida que inicia oficialmente a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Desde as 13h, a frente do palco já estava completamente tomada de peregrinos que aguardavam o início da programação, marcado para as 16h.



    No palco, uma série de grupos musicais religiosos de diversos países se revezam animando a multidão e fazem uma verdadeira festa para os fiéis. Ainda não há uma estimativa oficial do público presente. Alguns peregrinos não contiveram a alegria de ver o mar e se banharam, apesar dos avisos colocados pelos salva-vidas indicando perigo pela correnteza forte.



    Não há salva-vidas por perto, mas policiais militares patrulham toda a extensão da praia com quadriciclos. O francês François Xavier, de 24 anos, era um dos muitos peregrinos que nadavam de cueca no mar. "É preciso ter muita coragem porque está frio e tem muita onda forte, mas na França é pior e vale a pena pela festa". Os fiéis, espalhados por toda a extensão da praia até a altura da rua Santa Clara, carregam bandeiras de diversos países e congregações católicas.



    Jéssica Rosa, paranaense de Paranaguá, chegou ao meio-dia na praia, mas não conseguiu realizar o sonho de ficar na frente do palco. Preferiu, então, montar um pequeno acampamento com cangas e toalhas em frente a um dos cerca de 20 telões montados. "O jeito vai ser acompanhar pelo telão para não perder nenhum detalhe", disse a peregrina de 17 anos. (Antônio Pita)



    Estações do metrô ficaram lotadas de fiéis a caminho da cerimônia de abertura da Jornada:




  • 17h14
    chegada do papa Francisco ao Rio de Janeiro nesta segunda-feira, dia 22,provocou um recorde histórico no fluxo de passageiros do aeroporto internacional Tom Jobim. Durante todo o dia de ontem, mais de 64 mil pessoas passaram pelo terminal  segundo o levantamento da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC).  

    A média de movimentação do terminal é de 45 mil passageiros por dia, segundo a secretaria. Os dados totais, incluindo o aeroporto Santos Dumont, ainda estão sendo consolidados. Mas, de acordo com a secretaria, o fluxo também ficou acima da média diária.  (Antonio Pita)
  • 17h09
    O papa será levado para SP em avião da FAB: Devido ao mau tempo que atinge os estados do Rio e de São Paulo, o papa Francisco será transportado na manhã de quarta-feira, 24, para Aparecida, no interior paulista, num avião da Força Aérea Brasileira (FAB). A aeronave modelo VC-2 (Embraer 190) vai decolar às 8h45 da Base Aérea do Galeão, na Ilha do Governador, zona norte do Rio, com destino ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) em São José dos Campos (SP). 





    Lá, o pontífice embarcará num helicóptero H-34 Super Puma até a Basílica de Aparecida, com chegada prevista para as 10h. A agenda oficial do papa revê que, a partir das 10h30, ele participe de uma missa na Basílica do Santuário Nacional de Aparecida. O pontífice fará a homilia.



    Inicialmente o papa seria transportado do Rio a Aparecida num helicóptero militar. O plano foi alterado após uma reunião realizada nesta terça-feira, 23, com representantes do Exército e da Aeronáutica. (Marcelo Gomes)


  • 17h06
    A última banda a se apresentar no show que antecede a Missa de Acolhida foi aMissionário de Shalom. A cerimônia será celebrada. Às 18h está prevista a chegada ao palco de Copacabana da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora. Os dois símbolos da Jornada Mundial da Juventude marcam o início do evento.

    Às 19h começa a missa, rezada por por dom Orani João Tempesta.






  • 16h59
    Para Lúcio Flávio de Almeida, da PUC-SP,  apenas o carisma de Francisco não é suficiente para melhorar a situação da Igreja e contrubuir para a promoção da igualdade social no mundo.
  • 16h54
    Começa a entrevista com o cientista político Lúcio Flávio de Almeida, da PUC-SP,  que vai analisar a visita do papa Francisco no atual cenário da política brasileira. O bate-papo é conduzido pelo jornalista Roberto Godoy.
  • 16h51
    O embarque de passageiros na estação de metrô Arcoverde, em Copacabana, foi bloqueado. Isso ocorreu por conta do fluxo intenso de peregrinos que chegam ao bairro pelo metrô para assistir à Missa de Acolhida. Alguns passageiros conseguiram ingressar pouco antes do fechamento da estação e se queixaram de que a interdição não estava programada. 







    O portão principal foi fechado com grades de contenção e só restou uma saída com menos de 2 metros de largura. As escadas rolantes foram desligadas para evitar que o público chegasse com facilidade à saída e evitar aglomeração no portão. A estação está completamente tomada de peregrinos.







    A voluntária Camila Nascimento, de 24 anos, de Belo Horizonte, chegou em vagão lotado. "O clima o tempo é esse, mesmo numa situação em que seria desconfortável se torna uma brincadeira, a gente se diverte no caminho. A experiência é essa. Não adianta vir só para visitar o Corcovado". As ruas internas de Copacabana ainda estão abertas. Há muito policiais nas vias. (Antonio Pita)
  • 16h44
    O dia em que o papa "autorizou" o tango (e quase um século depois, um papa tangueiro). Leia reportagem sobre a polêmica que o ritmo argentino causava dentro da Igreja e como ele acabou aceito por pio X. (Ariel Palácios)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU

Lista Negra: Veja o resumo de todos os episódios da primeira temporada